Difícil encontrar uma criança ou um adolescente dos anos 80 e 90 que nunca viu ou brincou com bolinhas de gude! Eu adorava os jogos e você? Qual era o seu favorito?
Por que as bolinhas de gude tem esse nome?
O jogo com as bolinhas de vidro já era praticado desde os tempos da Roma Antiga. Por volta do Século XVI, ele começou a se tornar mais popular na Europa, recebendo, inclusive, citações em poesias e peças de teatros, além de ter sido retratado em pinturas.
O nome do jogo surgiu quando ele chegou à região do Minho, em Portugal. Lá, desde antes da prática das bolinhas, havia pedras redondas e lisas que se chamavam “godes”. Nessas naturais alterações da língua com o tempo, “godes” se tornou “gudes”. Pela semelhança com as “gudes”, as bolinhas de vidro passaram a ser “bolinhas de gude”.
Os portugueses trouxeram o jogo para o Brasil já com o nome de “bolinhas de gude” e assim ficou. Isso não impediu, naturalmente, que a “modalidade” ganhasse tantos outros nomes país afora, de “bilosca” a “cabiçulinha”, passando por “ximbre” e “berlinde”.
Fonte: Guia dos Curiosos
Ótima pesquisa,amiga Verena. Como lembro das bolas de gude!
Tem post novo no meu blog hoje,dia 11 para comentar e responder,ok?
Obrigada pela visita.
Beijos sabor carinho e uma noite de quarta de paz
Donetzka