Retrospectiva 40 anos Rock in Rio

      Nenhum comentário em Retrospectiva 40 anos Rock in Rio

Para a tristeza de muitos, a décima edição do Rock in Rio acabou ontem e deixará saudades. Como retrospectiva, fizemos este post especial com a história, os principais artistas que já se apresentaram e as curiosidades de todas as edições. Qual foi a sua favorita? Com versões em Las Vegas (EUA), Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha), o Rock in Rio é patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro, desde 2022.

1 – Rock in Rio I (1985)

O ano era o de 1985 e o Brasil passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo. Entre 11 e 20 de janeiro de 1985, em um terreno alagadiço de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá (o equivalente a 12 Maracanãs), cerca de 1,4 milhão de pessoas participaram do maior festival de rock do país até hoje. Destaque da primeira edição, o Queen subiu ao palco principal e foi completamente ovacionado. O público ecoou um grande coro a música “Love Of My Life”. Foi um momento muito emocionante! Você estava por lá?

Relembre o marcante momento do Freddie Mercury cantando Love of My Life no Rock in Rio.

2 – Rock in Rio II (1991)

Em 1991, o governador do Rio de Janeiro da época, Leonel Brizola, pediu a demolição da Cidade do Rock e, por isso, a segunda edição foi no estádio do Maracanã, com gramado adaptado e presença de público nas arquibancadas. O A-Ha abriu o festival para um público recorde de 198 mil pessoas. Mas o destaque ficou com o Guns N’ Roses, que em pleno auge da banda, fez um show que levou o público ao delírio!

3 – Rock in Rio III (2001)

Apesar de muito criticada por conta da dublagem no show, Britney Spears fez um show icônico na edição de 2001. A cantora, que estava em seu auge do sucesso mundial, foi uma das atrações mais esperadas desta edição recheada de teen pop. No mesmo ano, se apresentaram também N’Sync, Five, Aaron Carter e Sandy & Junior. Um momento lembrado por muitos: Carlinhos Brown enfrentou a fúria dos roqueiros apenas porque se apresentou na mesma noite do Guns N’ Roses, Oasis e Papa Roach. Enquanto a banda tocava o hit “A Namorada”, Carlinhos Brown recebeu uma “chuva” de garrafas plásticas e vaias. Eu estava lá, roubaram meu celular, fiquei com meleca preta por conta do tanto de poeira rsss (quem mais?) e meu show favorito foi Sandy & Junior!

4 – Rock in Rio IV (2011)

Em 2011, o Rock in Rio foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Outro marco desta edição: a atriz Christiane Torloni, durante uma entrevista concedida à Dani Monteiro, no Multishow, disse “hoje é dia de rock, bebê”, que se tornou um meme instantâneo. O show do Metallica teve transmissão ao vivo pelo YouTube e bateu o recorde de 3 milhões de espectadores em mais de 200 países.

5 – Rock in Rio V (2013)

Em 2013, um show memorável foi o de Bruce Springsteen. Ele entrou no palco cantando “Sociedade Alternativa”, do Raul Seixas, um clássico do rock nacional. A sua apresentação teve quase três horas de muito fôlego e entusiasmo. O line-up contou também com Metallica, Iron Maiden, Beyoncé, Justin Timberlake, Florence and the Machine, Sepultura, Nickelback, Bon Jovi, Avenged Sevenfold, John Mayer e Muse. Você estava por lá?

6 – Rock in Rio VI (2015)

Entre as principais atrações da edição de 2015 estavam Rihanna, Katy, Queen com Adam Lambert, System of a Down, Slipknot, Metallica, Rod Stewart, Faith no More, John Legend, Korn, Deftones, Steve Vai, Seal, Elton John, Mötley Crüe, Royal Blood e Queens of the Stone Age.

7 – Rock in Rio VII (2017)

Maroon 5, Justin Timberlake, Aerosmith, Bon Jovi, Guns n’ Roses e Red Hot Chili Peppers foram as principais atrações internacionais. Já a cantora baiana Ivete Sangalo foi eleita pela enquete da Billboard Brasil como o melhor show do Palco Mundo. Na época, ela estava grávida de gêmeas. Ela ainda homenageou Cazuza cantando “Pro dia nascer feliz”.

8 – Rock in Rio VIII (2019)

Nesta edição, o DJ Alok abriu o Palco Mundo e a primeira noite se encerrou com o show do Drake, que não teve sua transmissão liberada pelo artista, algo inédito no festival. Ao som de “Knights of Cydonia”, a banda britânica MUSE finalizou a 8ª edição. Criado em 2019, o Espaço Favela passou a dar visibilidade a artistas de comunidades cariocas, reforçando o compromisso do festival com a inclusão social.

9 – Rock in Rio IX (2022)

Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Dua Lipa, Guns N’ Roses, Coldplay e Green Day foram os headliners do Rock in Rio 2022. Essa edição foi postergada de 2021 para 2022 devido à pandemia de SARS-CoV-2. O Rock in Rio IX deu um passo além para estimular as misturas de estilos musicais com a estreia do pagode no Espaço Favela com Ferrugem e Thiaguinho. Em sete dias, a edição 2022 teve a circulação de mais de 700 mil pessoas para acompanhar 300 shows. Foram mais de três mil pessoas trabalhando na produção de oito palcos, 500 voos para deslocamento de artistas e 40 mil credenciais emitidas. A estimativa é que o evento teve o impacto econômico de mais de R$ 2 bilhões.

O Rock In Rio 2022 contou com o maior palco da sua história, de aço 100% reciclado.

10 – Rock in Rio X (2024)

Em 2024, o Rock in Rio completou 40 anos de história, consolidando-se como um dos maiores e mais icônicos festivais de música do mundo. Para celebrar essas quatro décadas de história, 22 edições, mais de 4.600 artistas e 12,3 milhões de pessoas que passaram pela plateia do festival, esta edição contou com novidades especiais, como a participação de sertanejos. Imagine Dragons, OneRepublic, Ed Sheeran, Charlie Puth, Katy Perry, Karol G, Cyndi Lauper, IZA, Glória Gaynor, Shawn Mendes, Akon, Ne-Yo, Mariah Carey e Chitãozinho & Xororó foram algumas das atrações.

Quem sabe, canta junto!

Todos numa direção
Uma só voz, uma canção
Todos num só coração
Um céu de estrelas

Se a vida começasse agora
E o mundo fosse nosso outra vez
Se a gente não parasse mais de cantar
De sonhar

Se a vida começasse agora
E o mundo fosse nosso de vez
Se a gente não parasse mais de se amar
De se dar, de viver

Woo, woo, woo
Rock in Rio
Woo, woo, woo
Rock in Rio

Se a vida começasse agora
E o mundo fosse nosso outra vez
E a gente não parasse mais de cantar
De sonhar

Se a vida começasse agora
E o mundo fosse nosso de vez
Se a gente não parasse mais de se amar
De se dar, de viver

Woo, woo, woo
Rock in Rio
Woo, woo, woo
Rock in Rio

Woo, woo, woo
Rock in Rio
Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)

Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)
Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)

Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)
Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)

Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)
Woo, woo, woo (woo, woo, woo)
Rock in Rio (Rock in Rio)

Compartilhe!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.