Aumente o som, coloque as mãos para o alto e venha relembrar os maiores sucessos do axé nos anos 80 e 90. Criamos uma lista com os 30 grupos / cantores que mais bombaram nestas décadas no Brasil.
Impossível não lembrar das micaretas, shows, matinês, baladas, churrascos, chopadas e festas ao som desses hits. Vai me dizer que você nunca dançou “Carrinho de mão”; “Na boquinha da garrafa”; “A dança do maxixe e do vampiro”; “Olha a onda”; “Segura o tchan, amarra o tchan”?
Além de saber cantar até hoje as músicas: “Oh! Mila”; “Beleza Rara”; “Pequena Eva”; “Vem Meu Amor”, “Vai sacudir, vai abalar”; “Mal acostumado”; “Arerê”; e por ai vai… Aproveite para conferir no final do post o Top 100 Axés antigos mais tocados.
Qual era sua música e grupo favoritos?
1 – Timbalada
Timbalada é uma banda de samba-reggae de Salvador (Bahia), lançada por Carlinhos Brown em 1991. Com seu som característico do timbal, instrumento que dá nome ao grupo, desde a sua formação encantou multidões e espalhou seu sucesso pelo mundo. Sua música mistura gêneros musicais como samba duro, samba-reggae e ritmos criados pela própria banda, tais como tamanquinho, aremba, pixote, charminho, tunk, funk ijexá, indiado e magalhenha. Atualmente, é uma das atrações do tradicional Carnaval de Salvador.
2 – Araketu
Araketu é uma banda de axé brasileira, fundada e março de 1980, inicialmente apenas como bloco carnavalesco pelos primos Vera Lacerda e Augusto César Lacerda em Periperi, Salvador, e transformado em banda em 1987. O nome “Ara Ketu” significa “Povo de Queto” em tradução da língua iorubá, uma referência à tribo africana da iorubá. O orixá protetor é Oxóssi, da qual vem o símbolo do ofá e as cores azul e branco tipicamente utilizadas nas artes do bloco.
3 – É o Tchan
É o Tchan! é um grupo musical brasileiro de pagode baiano formado em 1994 pelos cantores Beto Jamaica e Compadre Washington. Originalmente, além dos vocalistas, tinha como dançarinos Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré, sendo que posteriormente Scheila Carvalho e Sheila Mello também se destacaram. O grupo vendeu em torno de 10 milhões de cópias, sendo 2,7 milhões apenas do álbum É o Tchan do Brasil (1997), que recebeu disco de Diamante Duplo e se tornou um dos 20 mais vendidos da história do Brasil.
4 – Banda Mel
Bamdamel (inicialmente também conhecida como Banda Mel até 1994) é uma banda baiana de axé music, uma das precursoras do estilo no Brasil. Foi formada em 1984 como um bloco carnavalesco, o Bloco Mel, e em 1987 se tornou um grupo musical. Com 3 milhões de cópias vendidas, a banda marcou sucessos como “Prefixo de Verão”, “Baianidade Nagô”, “Ladeira do Pelô”, “Bateu Saudade”, “Na Bahia Tudo é Festa” e “Crença e Fé”.
5 – Banda Eva
A Banda Eva é uma banda de axé brasileira. Iniciado em 1977 como um grêmio estudantil, o Eva se tornou um bloco carnavalesco em 1980, desfilando pelas ruas de Salvador anualmente comandando por diversos artistas conceituados – Aderson Cirne, Jota Morbeck, Carlinhos Caldas, Luiz Caldas, Marcionílio, Ricardo Chaves e Durval Lélys – apenas nos cinco dias de festança.
Em 1993, visando o alcance do projeto, os empresários decidiram transformar o Eva em uma banda, a qual estreou liderada por Ivete Sangalo. Após três anos de sucesso no nordeste, o grupo ganhou destaque nacional em 1996, com o disco Beleza Rara, antecessor de seu maior sucesso, o registro Banda Eva Ao Vivo, que vendeu 2 milhões de cópias e projetou a vocalista como um dos maiores nomes do axé, além da faixa-título “Eva” como uma marca da banda, Ivete frente a Banda Eva vendeu cerca de 6 milhões de cópias.
Em 1999, após seis anos com seis discos lançados e comandado como “Me Abraça”, “Arerê”, “Eva”, “Carro Velho”, “Levada Louca” e “Beleza Rara”, Ivete deixa a banda para seguir carreira solo.
6 – Chiclete com Banana
Chiclete com Banana é uma banda de axé music brasileira. O grupo atingiu sucesso nacional em 1986 com o lançamento do disco “Gritos de Guerra”, que vendeu cerca de um milhão de cópias. Desde então, o grupo é um dos principais nomes do axé e micaretas. O grupo conta com grande legião de fãs, conhecidos como chicleteiros.
7 – Banda Beijo
Banda Beijo foi uma banda baiana de axé music do Brasil. Teve sua origem no Bloco Beijo e foi formada em 1988, tendo como vocalista o cantor Netinho e, posteriormente, a cantora Gil, conhecida também como Gilmelândia. Apesar de ser uma banda de Axé, não restringe seu repertório a tal estilo. Incluindo desde Tim Maia até The Police, saiu de seu reduto original, o carnaval baiano, e teve seu sucesso expandido por todo o Brasil.
8 – Asa de Águia
Em 1988, nasceu uma banda considerada um dos fenômenos da música baiana: o Asa de Águia. Formada por Durval Lélys (voz e guitarra), Radi (bateria), Levi Pereira (baixo), Rambo (teclados) e Bajara (percussão). O grupo vendeu 5 milhões de cópias. Desde o início de sua carreira, o diferencial do grupo foi combinar um mix de ritmos. A banda se transformou em um ícone da axé music, conquistando diferentes gerações de fãs espalhados pelo Brasil.
9 – Banda Cheiro de Amor
Cheiro de Amor, comumente reduzido para Cheiro, é uma banda de axé brasileira. Foi fundada em 1985 sob o nome de Pimenta de Cheiro com Márcia Freire como vocalista, adotando o nome Cheiro de Amor em 1987 e sendo uma da bandas precursoras de axé e extraindo sucessos como “Lero Lero”, “Doce Obsessão” e “Rebentão”. Após a saída de Márcia em 1996, Carla Visi assumiu os vocais em uma época onde a banda atingiu o auge do sucesso em todo o Brasil com músicas como “Vai Sacudir Vai Abalar”, “Ficar com Você”, “Quixabeira” e “Aviãozinho” e shows internacionais.
10 – Harmonia do Samba
Harmonia do Samba é um grupo musical brasileiro de pagode baiano formado em Salvador, Bahia em 1993. Tem como vocalista Xanddy.
11 – Olodum
O Olodum é uma escola de tambores afro-brasileiro da cidade de Salvador, na Bahia. Foi fundada em 25 de abril de 1979. É uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro. Tem sua sede localizada no Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho, onde acontecem a maioria das suas apresentações.
Marco histórico: Em 1996, o cantor pop Michael Jackson gravou junto ao Olodum a canção “They Don’t Care About Us”. O clipe desta, filmado na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, consolidou a fama mundial do já conhecido Olodum. Desde então o grupo faz diversas turnês pelo exterior.
12 – Babado Novo
Babado Novo é uma banda brasileira de axé formada em 2001. Originalmente liderada por Claudia Leitte nos vocais, a banda ganhou repercussão em todo o Brasil a partir de 2003, extraindo sucessos como “Eu Fico”, “Safado, Cachorro, Sem-Vergonha”, “Bola de Sabão”, “Insolação do Coração” e “Doce Paixão”. Em 6 de dezembro de 2007 a cantora anunciou que deixaria o grupo após o Carnaval de 2008 para seguir carreira solo, levando os músicos consigo.
13 – Companhia do Pagode / Cia do Pagode
Companhia do Pagode foi um grupo brasileiro pagode baiano formado na cidade de Salvador em 1994. Tornou-se célebre pela música “Na Boquinha da Garrafa”.
14 – Terra Samba
Terra Samba é um grupo brasileiro de sambareggae estilo pagode baiano formado em 1991 em Salvador da Bahia . Os membros fundadores são Mário Ornellas e Edson Souza, dois ex-percussionistas da popular trupe de Pagode Gera Samba . A banda originalmente consistia de 12 membros. [1] Seu sucesso veio com seu segundo álbum Deus É Brasileiro em 1996 , seus cinco primeiros álbuns venderam mais de três milhões de cópias. Negão Jamaica, seu irmão Beto Jamaica (Tchan) e Mário Ornellas lideram a banda desde 2016.
15 – Patrulha do Samba
A banda surgiu no bairro do Retiro, em Salvador, capital do estado da Bahia. “Rala no Pezinho” e “Treme Treme” foram as músicas de mais sucesso do grupo. A formação clássica era formada pelo vocalista e compositor Ericson e os dançarinos Cladson Perez, irmão de Carla Perez, Gal e Rúbia. Em julho de 2000, as dançarinas do grupo Gal e Rúbia foram capa da revista Sexy.
16 – Banda Reflexus
A Banda Reflexu’s é uma banda brasileira de samba-reggae, formada em Salvador na Bahia em 1986. Uma das primeiras bandas de axé a conquistarem espaço no eixo Rio-São Paulo, a Banda Reflexu’s tem um trabalho musical voltado à valorização da história e cultura afro-brasileira.
17 – Ivete Sangalo
Ivete Maria Dias de Sangalo é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora e atriz brasileira. Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 5 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês.
Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, tornando-se uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil, ela também possui as duas maiores turnês solo femininas do país, sendo a Tour Madison a maior com mais de R$70 milhões de arrecadação. Ivete Sangalo é uma das maiores e mais importantes figuras da música brasileira, tendo seu sucesso consolidado na história da cultura nacional. Ivete Sangalo é conhecida pelo nome de “Rainha do Brasil” pelo seu impacto e influência na cultura do país.
18 – Tchakabum
Tchakabum é um grupo musical brasileiro fundado no Rio de Janeiro em 1998, sendo originalmente formado pelos irmãos Marcelo e Nem Menezes como vocalistas e pela dançarina Gracyanne Barbosa.
19 – Raça Pura
Raça Pura é um grupo musical de pagode baiano, formado em Salvador na Bahia. Denny Palma é o único integrante que permanece desde 1993 e a trouxe em 2019 o Raça Pura de volta as paradas de sucesso com o EP Rebobinando com o Clip da Música Vai Até o Chão que teve como locação o bairro do Garcia onde tudo começou.
20 – Braga Boys
Braga Boys foi uma banda baiana formada pelo cantor Mano Moreno e pelos dançarinos Glauber Rizzo e Paulo Roberto Costa, conhecido como Capitão América. Além do trio, eles contavam com uma banda de apoio formada por onze instrumentistas, entre percussão, teclado, violões e tamborim.
21 – Daniela Mercury
Daniela Mercuri de Almeida Verçosa, mais conhecida como Daniela Mercury, é uma cantora, compositora, bailarina, instrumentista, atriz, empresária e produtora musical brasileira. Por seu pioneirismo no gênero axé, é conhecida como a Rainha do Axé. Ao completar vinte anos de carreira em 2013, Mercury havia vendido mais de vinte milhões de discos em todo o mundo.
22 – Netinho
Nascido em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia, no dia 12 de julho de 1966, Ernesto de Souza Andrade Júnior, mais conhecido como Netinho, começou sua carreira cedo. Ganhou seu primeiro violão aos 14 anos, um presente de sua mãe, e depois de ingressar no curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador, começou a tocar profissionalmente em bares da cidade, com o repertório de MPB e muita Bossa Nova. Em 1984, descobriu o Carnaval e se apaixonou pela energia dos trios elétricos e pela alegria contagiante da música baiana.
Em 1993 gravou o primeiro CD solo, Um Beijo pra Você; com esse álbum estourou quatro sucessos, sendo “Menina”, trilha sonora da novela global Tropicaliente. O oitavo disco de carreira teve um sabor especial, gravado em Aracaju em 1996, intitulado Netinho ao Vivo!, com o sucesso “Milla”.
23 – Ricardo Chaves
Ricardo Chaves iniciou a carreira como baixista de um grupo de rock chamado Fim da Picada. Mais tarde, em 1982, tornou-se cantor de axé music no bloco da Banda Pinel. Em 1993, comandou o bloco Crocodilo, para o qual compôs seu principal sucesso: a música “O Bicho”. Em 1995, comandou o bloco Coruja, permanecendo por seis anos. Em 2002, retornou ao bloco Crocodilo. Em 2003, lançou seu trio elétrico independente, o Off Road. Desde 2007, comanda o bloco O Bicho.
24 – Moraes Moreira
Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, foi um músico brasileiro. Durante a década de 1970, ele foi membro do grupo Novos Baianos, entrando mais tarde numa carreira solo que rendeu 29 álbuns. Moraes esteve envolvido na gravação de 40 álbuns completos com os Novos Baianos e o trio elétrico Dodô e Osmar, além de mais dois álbuns com o guitarrista Pepeu Gomes.
Tornando-se um dos compositores mais versáteis do Brasil, sintetizou gêneros como rock, samba, choro, frevo, baião e música erudita. Em 2012, foi eleito como o 57º maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Acabou Chorare, lançado pelos Novos Baianos em 1972, foi classificado pelo mesmo periódico como o maior álbum brasileiro de todos os tempos.
25 – Pepeu Gomes
Pedro Anibal de Oliveira Gomes, mais conhecido como Pepeu Gomes, é um cantor, guitarrista, violonista, multi-instrumentista e compositor brasileiro. Um dos membros do grupo Novos Baianos, Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria “world music”. Em 2012, ele foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão. Pepeu foi casado com Baby Consuelo, com quem teve seis filhos, três das quais formaram o conjunto SNZ – Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê.
26 – Luiz Caldas
Luiz Caldas teve suas primeiras aparições no palco com cerca de dez anos de idade com várias bandas amadoras. Até conseguir viver da música, ganhava seu dinheiro com biscates em supermercados, bares e padarias. Ao misturar ritmos baianos com reggae, pop e sons caribenhos, ele criou um novo estilo de música que o ajudou a se destacar. Seu primeiro single foi lançado em 1979 e seu primeiro LP foi lançado no ano seguinte. Ele foi um convidado frequente em vários programas de televisão ao longo da década de 1980.
27 – Jammil / Jammil e Uma Noites
Jammil e Uma Noites, também conhecido também apenas como Jammil, é uma banda brasileira de axé music. Teve como vocalista original Tuca Fernandes entre 1994 e 2011, fase em que extraiu os maiores sucessos como “Praieiro”, “Tchau (I Have to Go Now)”, “Ê, Saudade”, “De Bandeja” e “É Verão”. Entre 2011 e 2020 Levi Lima assumiu os vocais e, desde 2021, Rafael Barreto.
28 – Sarajane
Sarajane de Mendonça Tude é uma cantora e compositora brasileira, considerada uma das pioneiras na música baiana de axé music ao misturar os ritmos caribenhos como o reggae aos africanos locais como o samba, e ainda rock e funk, bem como por levar essa produção local aos públicos do Sudeste, junto às novas coreografias que surgiam nos “guetos” da capital baiana.
29 – Axé Blond
Axé Blond é um grupo musical brasileiro formado em 1999 originalmente com Renata Guerreiro como vocalista. A formação mais célebre, no entanto, deu-se a partir de 2002, quando Lucynha Cintra assumiu os vocais e emplacou sucessos nacionais como “Samba Aí”, “Pancadão”, “Pega Essa Levada” e “Pra Quebrar”.
30 – Banda Carrapicho
A Banda Carrapicho é uma banda brasileira, criada no início da década de 1980, em Manaus. Obteve sucesso no Brasil e no mundo com a canção “Tic, Tic Tac”. O grupo vendeu mais de 15 milhões de discos, especialmente na França. Ao todo, a banda lançou 18 álbuns, sendo o último denominado “Ritmo Quente”, lançado em 2004. Dez anos depois, o grupo lançou um DVD com o mesmo nome.
Top 100 Axés antigos mais tocados:
- Vem meu amor – Banda Eva – 1997
- Mal Acostumado – Araketu – 1998
- Oh! Mila – Netinho – 1996
- Aviãozinho – Cheiro de amor – 1998
- Carta branca – Araketu – 2003
- Bola De Sabão – Babado Novo – 2005
- Sempre será – Araketu – 1995
- Pequena eva – Banda Eva – 1997
- Minha Razão de Viver – Araketu – 1999
- Amor Perfeito – Babado Novo – 2002
- Não Precisa Mudar – Ivete Sangalo, Saulo Fernandes – 2007
- Na Boquinha Da Garrafa – Companhia do Pagode – 1995
- Alô Paixão – Banda Eva – 1994
- Me chama de amor – Babado Novo – 2004
- O canto da cidade – Daniela Mercury – 1992
- Swing da cor – Daniela Mercury – 1991
- Vermelho – Daniela Mercury – 1992
- Cada Macaco no seu Galho – Gang do Samba – 2000
- Contregum – PsiricO – 2007
- Pipoca – Araketu – 1997
- Agua mineral – Timbalada – 1996
- Molem molem – Cecéu Muniz – 2003
- Explosao – Tchakabum – 2001
- Flor do Reggae – Ivete Sangalo – 2004
- Sorte Grande – Ivete Sangalo – 2003
- Onda Onda – Tchakabum – 2001
- Vem Neném – Harmonia do Samba – 1999
- Carrinho de Mão – Terra Samba – 1998
- Beija Flor – Timbalada – 1993
- Requebra – Olodum – 1992
- Tchan Na Selva – É O Tchan – 1999
- Desafio – Harmonia do Samba – 1999
- Ariga Tchan – É o Tchan – 1998
- Xibom bombom – As Meninas – 1999
- Festa – Ivete Sangalo – 2001
- Nossa paradinha – Harmonia do Samba – 2000
- Pancadão – Axé Blond – 2003
- Mexe a lomba lomba – Ceceu Muniz – 2002
- Juliana (a boa) – Raça Pura – 1999
- De Ladinho – Banda Eva – 1998
- A Tomada – É O Tchan! – 2004
- Menina linda – Netinho – 1996
- Bate Lata – Banda Beijo – 2000
- Maionese – Gil – 2001
- Voa Voa – Chiclete Com Banana – 2003
- Cabelo raspadinho – Chiclete Com Banana – 1999
- Fissura – Axe Bahia – 2002
- Levada Louca – Banda Eva – 1996
- Meus sentimentos – Harmonia do Samba – 2000
- Ta Tirando Onda – Terra Samba – 1998
- A dança da sensual – Cheiro de Amor – 1998
- Dandalunda – Margareth Menezes – 2001
- Dança da manivela – Asa de Águia – 1997
- Peraê – Banda Beijo – 1998
- Talquinho – É O Tchan! – 2005
- É o Bicho – Ricardo Chaves – 1992
- To Fraco – Terra Samba – 1998
- Lamba tchan – É o Tchan! – 2000
- Ladeira do Pelô – Banda Mel – 1988
- Tingalagatinga – Gang do Samba – 2000
- Dança da Cordinha – É o Tchan – 1996
- Lambada – Kaoma – 1989
- Disque Tchan (Alô e tchan) – É o Tchan! – 1998
- Ralando O Tchan (Dança Do Ventre) – É O Tchan! – 1997
- Nobre vagabundo – Daniela Mercury – 1996
- Dança Do Põe Põe – É O Tchan! – 1998
- O mais belo dos belos – Daniela Mercury – 1992
- Pega essa levada – Axé Blond – 2004
- Pega No Bum-bum – É O Tchan! – 1999
- Tic tic tac – Carrapicho – 1996
- Quebradeira (Joelhinho Cabeça) – É O Tchan! – 2000
- Na manteiga – Terra Samba – 2001
- A Dança Do Bum-bum – É O Tchan! – 1996
- Meu cabelo duro é assim – Chiclete com Banana – 1997
- Banho de chuveiro – Terra Samba – 1999
- Mexe, Mexe, Mainha – É O Tchan! – 1997
- Madagascar Olodum – Banda Reflexu’s – 1991
- Dança do canguru – Companhia do Pagode – 2000
- Rebola – É o Tchan! – 1999
- P4u Que Nasce Torto – É o Tchan! – 1995
- Vai Sacudir Vai Abalar – Cheiro de Amor – 1996
- Liberar Geral – Terra Samba – 1997
- Estrela primeira (amor eu fico) – Banda Beijo – 1992
- Prefixo de Verão – Banda Mel – 1992
- O Amor Não é Pecado – Kassia – 1993
- Cara Caramba, Sou Camaleão – Chiclete com Banana – 1992
- Fricote – Luiz Caldas – 1985
- Acabou – Jammil – 2001
- Psiu-psiu – Companhia do Pagode – 1999
- O P1nto – Raça Pura – 1999
- Raimunda – Gang do Samba – 1999
- Leva eu – Asa de Águia – 1992
- 100% Você – Chiclete Com Banana – 2004
- Dança do Vampiro – Asa de Aguia – 1999
- Faraó Divindade do Egito – Banda Mel – 1987
- Arerê – Banda Eva – 1997
- Agachadinho – Harmonia do Samba – 1999
- Xo satanas – Asa de Águia – 1995
- Diga Que Valeu – Chiclete com Banana – 2001
- Beleza Rara – Banda Eva – 1996
Fonte: Mais Tocadas
Aproveite para conferir 20 grupos de pagode que bombaram nos anos 80 e 90:
عزل خزانات هو عملية تطبيق طبقة عازلة على سطح الخزان لمنع تسرب المياه أو المواد السائلة الأخرى منه. يستخدم عزل الخزانات للحفاظ على جودة المحتوى وضمان عدم تلوث المنتجات أو التسرب إلى المحيط.تشمل خزانات العزل تلك المستخدمة في تخزين المياه، والمواد الكيميائية، والوقود، والزيوت، والمنتجات الغذائية، وغيرها. يتم تطبيق العزل على الجوانب الداخلية والخارجية للخزان باستخدام مواد عازلة مثل الألياف الزجاجية، والبولي يوريثان، والمطاط، والأغشية البلاستيكية.توفر عملية عزل الخزانات عدة فوائد. أولاً، فإنها تحمي الخزان من التآكل والتلف الناجم عن التأثيرات البيئية والكيميائية. ثانيًا، تساهم في الحفاظ على درجة حرارة السوائل المخزنة وتقليل فقدان الحرارة أو الحرارة الزائدة. ثالثًا، تمنع تسرب المواد السائلة وتحمي البيئة المحيطة والمياه الجوفية من التلوث.يتطلب عزل الخزانات الخبرة والمهارة لضمان تطبيق العازلة بطريقة صحيحة وفعالة. يجب أن يتم اختيار المواد العازلة المناسبة وفقًا لنوع السوائل المخزنة وظروف التشغيل. يجب أيضًا إجراء فحوصات واختبارات للتأكد من كفاءة العزل وعدم وجود تسربات.باستخدام عملية عزل الخزانات المناسبة، يمكن تحقيق الحفاظ على جودة وسلامة المحتوى وتجنب التلف والتسربات. يوصى بإجراء فحوصات دورية للتأكد من حالة العزل واتخاذ إجراءات الصيانة الوقائية اللازمة لضمان استمرارية العزل بشكل فعال.
شركة عزل اسطح بجدة